quarta-feira, 23 de maio de 2012

Corrida da Ponte 2012

O verdadeiro teste de qualquer escolha é: "Eu faria a mesma escolha outra vez?" Ninguém pode ver além de uma escolha que não compreende.
(O oráculo - Matrix revolutions).

Quem não se lembra a dureza que foi a corrida da ponte em 2011? Se não sabe, veja aqui

A prova ficou entalada, sofri muito pra completar, e prometi que só a faria novamente daqui vinte anos...mas eu tenho o coração fraco, e não consigo deixar amigos em furada sozinhos. Foi assim, quando o melhor guia turístico de BH, Marcos Basílio, me avisou que estaria na corrida novamente. Ele sofreu mais do que eu em 2011, então, não poderia deixá-lo superar isso tudo sozinho. Na mesma hora fiz a inscrição. Escolhi a pílula vermelha outra vez.

Avisei a todos que sofreram como eu no ano passado, que tiraria o atraso, e se topariam o desafio. Muitos deixaram para 2013. Eu ainda estava de ressaca da K21 em Arraial, e depois dessa, as meias maratonas no asfalto não parecem mais ser tão difíceis...o objetivo para essa era um só, completar sub-2h.

E não é que tive companhia de honra para a missão!! Elis dificilmente diz não quando desafiada, ainda mais que incorporou o espírito Júlio Cordeiro, querendo tirar fotinha que ganhou de tal e qual apontando o dedinho de número um e fazendo os outros apontarem dois e três, me chamou pra briga...

Nos encontramos na largada, aquecemos na companhia dos amigos de BH, Meire e Marcos (sempre muito bom receber a visita dos amigos e botar o papo em dia, e ainda receber guloseimas das Gerais...obrigado queridos, o empório agradece), ela novamente puxaria o pace do seu bonitão. Com isso, eu já estava feliz antes da largada, pois ia ganhar novamente de Meire, coisa rara demais na minha carreira...a caridade dela me salvou novamente...perdeu Meiroca.

No alinhamento da largada falei com Elis, quem tiver a playlist mais animada vai ganhar!! Sai com tudo, se é que se pode sair assim no meio de tanto tumulto (eles até tentaram organizar uma largada por ritmos, mas no meu caso, não funcionou). Pelo canto da pista fluia melhor, e consegui o primeiro km em cinco minutos, era até melhor do que eu esperava. Mantive a pegada no acesso a ponte, e ao passar pela cabine do pedágio, encontro com o Xará, ele seria um excelente coelho, se eu não estivesse como o mengão, "sem freio". Conversamos um pouco, lamentamos pelo Pangaré Paulista não estar ali conosco, e segui na toada, atravessando por baixo da ponte e agora no fluxo do movimento, rumo a subida do vão central.

Tinha colocado na vitrola uma seleção das indicações dos amigos dos anos anteriores, e lembrava de cada um quando entrava na agulha. Na descida do vão central, uma beleza para ir na banguela e sem freios, entra a música Human, lembrei da Ingrid, eu eu cantava alto (Are we human? Or are we dancer?). Naquele instante, Elis encostou, ai eu soltei a perna mais ainda, ela iria me passar!! Mulher fera demais na subida, tirou a frente toda que botei antes da subida do vão central.

Ainda na descida maravilhosa do vão central, com direito a ventinho e tudo, cantando ao som de Frejat "Meus Bons Amigos", passo pelo casal bonitão, e grito para soltarem os freios, como poderiam perder uma descida daquela sem estar na banguela? Aproveito para sorrir e dar tchauzinho pra Meire.

Passei no km 10 com 54 minutos. Até então, tudo dentro do esquema. No km 11, um foguete passa por mim sem falar nada, só deixou poeira. Elis estava tão concentrada que nem percebeu a ultrapassagem. Não poderia perder a madame de vista, e tive que suar a camisa para ficar sempre com ela na visada.

Chegamos no 14km com 1h17. Lembrei do Walter, estava dentro do prazo abaixo de 1h20 na parcial da maratona para o sub4, apertado, mas ainda vivo. E ali começaria o pior trecho, a perimetral. Gatorade salvador no km 15, deu vontade de fazer como Paulo Picanha, colar a barriga na banca e saborear vários copos, mas não podia dar moleza, a moça já tava lá na frente. eu pensava, ela vai aguentar manter a pegada?? Tá correndo muito!!

Os amigos baleias da equipe chão do aterro, Lourenço e Denise, mandam recomendações a Miguel, pensando que eu fosse de MG, mas as encomendas chegam a BH de outra forma. Agradeci a gentileza e seguimos rumo ao 16km.

A distância para Elis vai cada vez menor, e no km 19 emparelho. Ela leva um susto, pensei que você estava lá na frente, diz ela!! Ai eu disse, então tá explicado porque você tava correndo tanto né!!?? Era pra me pegar! E seguimos juntos até o final, completando abaixo das 2h, conforme o planejado. Para ser preciso, 1:59:44 eu, e 1:59:45 ela. Quase um empate técnico!

Ano que vem estarei na ponte novamente, Ivana ficou de fora, e já confirmou que volta em 2013 para dar o troco na ponte. Eu não deixo amigos em furada sozinho. Ivana, vamos para sub2!!!

A corrida foi impecável, água de sobra, organização exemplar e o clima ajudou. Baixei em 30 minutos com relação ao ano passado. Menos uma no gogó.

Elis, estamos empatados no RJ. Vamos para o ranking do Júlio na Maratona em Julho!!! Que Walter nos conduza!! E obrigado pelo corridão!!!

Drica minha afilhada querida, sem você, não teríamos registro nenhum!!! Valeu!!

Miguel, faltou você! Foi nessa prova que você me batizou de Dom, e olha que dessa vez eu falei pelos cotovelos!!

Amigos, botem no calendário para 2013. É a única chance de atravessar a ponte com as pernas!! Ela é chata, monótona, retões sem fim, calor, etc, etc, mas nóóóóóó, é bom dimais!!! (essa foi pra você Lana!)



Chegando!! Força nas batatas, meu momento Lula.

Momento Júlio Cordeiro - Sina de Vascaíno é ser vice!

Perdeu também Meiroca!

Turma boadimais!

25 comentários:

  1. Uau... tô dentro!
    No próximo ano vou ver se alicio a família e me jogo nessa aventura.
    Então a música entrou na musculatura, obrigada pela lembrança!
    A Elis , a Drica... vontade de correr com todo mundo se puxando.
    Parabéns pela lavada na alma.
    Abraço!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. PQP....perdi mais uma?! Ah se arrendimento matasse!!! MORRI!!!!

    Ano que vem eu vou, mas vou mesmo. Esse ano só não fui, porque muita gente me disse que era bobagem e que valeria a pena ir pra Maratona do Rio.

    Parabéns pela prova. Vai detonar o Felipe na maratona.

    Bjos,
    Japa fake

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,
    Parabéns pelo sub-2h e pelo relato!
    Foi realmente uma prova memorável!
    abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. vai ter revanche na Maratona do Rio, visse?!
    o Vasco ainda tá na área:)
    e a goleada vai ser em Búzios, tô intuindo rsrsrsrs

    bom demais, né, não:)
    gostei horrores de correr no desespero, de língua de fora, de coração na mão, como se o mundo fosse se acabar se eu não chegasse abaixo de 2h :)
    valeu pela puxada no finalzinho:)

    essa prova foi feita com muito carinho, por gente que sabe do que o corredor precisa!
    fui muito bem tratada nessa prova!
    é uma prova pra entrar no calendário!

    parabéns, Ricardo...
    mas ó, no relato de 2011, tu disse que ia ficar uns 30anos sem fazer de novo... foi 20 não :P

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo sub-2 horas, Hoffmann.
    Excelente tempo de conclusão.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  6. Fala Xará, parabéns pelo relato como sempre mandando bem na escrita. Mandou bem na ponte blz pura...

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Salve, salve Ricardinho.
    Fuzilou o tempo de 2011.
    Valeu meu amigo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,
    O Morpheus deve estar todo orgulhoso pela sua escolha.
    Detonou a ponte e os quilômetros.
    Com tantos amigos de qualidade em sua volta, energia não era artigo de luxo, era?
    Meu amigo, parabéns!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  9. E eu ainda continuo sem vontade correr essa.
    Deve ser o trauma de ter trabalho em São Gonçalo durante 3 anos. Só pode.
    Acho a ponte legal, mas correr na Perimetral não me anima.
    Mas, quem sabe ???
    Parabens pela prova !!!

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, grande prova, vamos buscar juntos o sub 4hrs no Rio com o mantra 1h20 a cada 14k, ou vai ou racha... srsrss, vem prá Sampa fazer os 25k de treino.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo,
    parabéns pelo sub-2hs!!
    Sempre uma alegria ler as suas postagens.
    Abraço e bosn treinos.

    ResponderExcluir
  12. Ano que vem vou arriscar, Meiroca me desafiou! :)
    Eu adoro correr na Perimetral, sabia? Sempre passo feliz por ali nas provas de 10milhas. Ao menos o pior trecho da prova não será um sacrifício pra mim (assim espero!).
    Uma pena não ter conseguido uma foto melhor da chegada de vcs :(

    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  13. Na espera para uma nova meia maratona aqui no Vale para lhe dar alguns géis ou geles de carbo.

    Parabens pelo sub2h e pelo relato, bacana e divertido.

    Abraço
    Fabio

    ResponderExcluir
  14. Mandou bem demais, camarada. Parabéns pelo sub-2h!

    ResponderExcluir
  15. Meu querido amigo,

    O dia que "EU" perder prá você será um enorme prazer. Por enquanto está ganhando apenas do Bonitão mas está lançado o desafio para os 50km de Friburgo...Topas????

    Drica querida.... não te desafiei para fazer a ponte, estarei ao seu lado no pace que quiser fazer... se for prá correr...correremos se for prá caminhar caminharemos e vamos superar a ponte juntas lado a lado e quem sabe um sub 02hs com direito a muita comemoração no final hem????

    Ricardo parabéns pela prova e pela conquista sub02. Fico devendo sub 04 na maratona do Rio desse ano mas com a certeza que não faltará oportunidades para corrermos juntos...

    ... Enfim ... final de semana prá ficar na memória e no meu coração... Obrigada Drica e Sérgio mais uma vez pelo carinho.

    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Cabra,
    Tô gostando de ver os desafios e os tempos batidos.
    O meu ranking não aguenta mais a angústia dessa longa espera...
    No Rio,espero vocês na linha de chegada tomando uma cerveja rsrsrsrs
    Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Hoffamann, que show, parabéns pelo sub 2h, merecido alias!
    quem sabe em 2013.....

    ResponderExcluir
  18. Tá... não dá pra fazer a k21 e a ponte com uma distância maior de tempo entre uma e outra não?! Que saco! As provas são muito próximas e eu ainda não tenho cacife (leia-se bufunfa, din din, pilas) pra me jogar pro RJ aqui do Sul todo fim de semana!
    Ui!
    #prontofalei.

    Ainda bem que o Claudio tá comigo na Maratona pq vcs com essa coisa de competição - atleta de elite - não rola! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Ricardo beleza de texto! Tô vendo que vc anda turbinado para as meias. Virou especialista em Maratona e tá fazendo meia com uma perna só literalmente...risos
    Saúde amigo e um forte abraço
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  20. kkkkkk.......

    Neste relato você parece estar narrando um corrida de cavalos.

    Não é para menos...

    Só tinham corais puro sangue!!!!!!

    Na metade do relato eu não sabia em que apostar mais!!!! Com empate técnico, perdi o dinheiro. Mas fiquei nóóóóó satifeito demais!!!!


    Parabéns mesmo. E vc tá ficando chato, quase um TUTTA no desempenho!!!! Que isso. Continue nessa pegada que é orgulho pra nós!

    Abraço do Gordo Dundes!

    ResponderExcluir
  21. Aeeeee... Grande Ricardo!!!

    Você já virou a minha inspiração!

    Realmente essa Ponte está ali parada na minha garganta... cara, como sofri no ano passado!!! Aliás, toda vez que corro no Rio tomo um pau de dar dó...

    Mas como não tenho vergonha na cara, sempre volto!!!

    :(

    Parabéns pela prova!!! Mandou super bem!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  22. Show de relato!!! 2013 estArei na área, Pois essa ponte só atravessei no tráfego dos infernos!!! Ela me deve uma e vou dar o troco!!! Inté!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ricardo!!
    Cara a inscrição para a Meia está ok, graças a Deus! Estou anciosa para conhecer as belas paisagens do Rio e fazer minha primeira experiência em provas de longa distância!!
    Quero ver você e Elis, hem??
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
  24. Ricardo, seu relato e os comentários dos amigos corredores me fazem desejar demais esta prova. Para 2013, já me vejo correndo...
    Forte abraço e força na Maratona do Rio.

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Gostei do tal empate técnico...risos! Os dois colocaram p......

    Muito bom!Parabéns, espero muito em breve correr esta prova linda. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar aqui seu comentário. Boas corridas!!